O USO DO GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE CHAGAS EM GUARAPUAVA- PR

  • Catiani Paulo do Nascimento
  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
Palavras-chave: geotecnologias; cartografia escolar; professor de geografia

Resumo

O presente artigo aborda o uso de geotecnologias na prática pedagógica do professor de geografia, bem como suas potencialidades e dificuldades no ensino, para isso fez-se uso do programa Google Earth. Realizou-se uma pesquisa-ação com 27 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Padre Chagas, Guarapuava-PR e 8 professores de geografia na mesma cidade. Por meio da realização de uma sequência didática e da aplicação de questionários, buscou-se verificar a percepção dos alunos e professores sobre a contribuição e os limites do programa no ensino e aprendizagem dos conteúdos geográficos. A pesquisa evidenciou que o programa é uma ferramenta que pode auxiliar os alunos na compreensão de conteúdos geográficos não só porque eles ficam muito instigados e interessados em manuseá-lo, mas sobretudo porque oferece recursos visuais que potencializam a compreensão dos conteúdos, os recursos de zoom (melhorando a resolução da imagem), as fotos acopladas as imagens de satélite, a autonomia da navegação, são alguns fatores que enriquecem a manipulação das imagens pelos alunos. Porém, entre os professores identificouse que, por mais que também percebam que as geotecnologias possam ser recursos importantes para o ensino, poucos fazem uso delas na sua prática pedagógica, devido à falta de estrutura nos laboratórios de informática das escolas e o limite de acesso à internet.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia