O USO DO GOOGLE EARTH NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

  • Gabriel Felippe Carneiro da Silva
  • Camila Nagy Correia

Palavras-chave:

Geotecnologias, Prática Pedagógica; TIC,s; Oficina

Resumo

As diversas áreas do conhecimento que designam em seus cursos a formação de professores, quer no âmbito da educação infantil, no ensino fundamental, médio ou superior, etc., no caso a licenciatura, buscam em sua maioria o melhoramento qualitativo do ensino e aprendizado dos alunos. Nesse contexto do ensinar no mundo globalizado atual, onde as informações e as comunicações estão mais rápidas e os lugares cada vez mais próximos, dessa forma as tecnologias auxiliam como ferramentas imprescindíveis no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que tanto os professores quanto os alunos das diferentes fases da educação fazem frente a utilização das mesmas. O Google Earth é um programa desenvolvido e distribuído pelo Google, direcionado para computadores e notebooks e também está disponível para dispositivos móveis, sua ideia inicial é mostrar de forma tridimensional e também bidimensional do globo terrestre, com localizações, delimitações e medições territoriais, o oceano e respectivas imagens de paisagens (parques, centros industriais, etc.) e vários outros lugares desejados do mundo. Se encaixa no que denomina Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ou seja, uma ferramenta desenvolvida a partir do advento da globalização, que atualmente pode ser muito eficaz no processo de formação de professores, preparando-os para uma realidade pautada cada vez mais nas inovações tecnológicas. A proposta da pesquisa e aplicação da oficina, pauta-se principalmente na busca de um melhoramento da qualidade da educação.

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Tecnologias digitais no Ensino de Geografia