SOCIEDADE EM REDE: O USO DAS TICs NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Rui Mauricio Fonseca Evangelista
Palavras-chave: Ensino, Tecnologias Móveis, Redes

Resumo

O atual momento tecnológico tem implicações diretas na construção das opiniões, das posições políticas e até nas efemeridades da vida. Tal situação foi anunciada por diferentes autores, tais como Manuel Castells e Milton Santos. Paralelo a isso, podemos observar um acirramento das posições políticas nos meios de comunicações e nas redes sociais. A escola está inserida nesse contexto, sendo que todas disciplinas são provocadas e convocadas a colaborarem com uma alternativa para compreensão desse cenário. Este relato apresenta uma experiência de trabalho realizada no Ensino Médio Técnico de um Instituto Federal na qual se pretendeu desenvolver o conteúdo sobre “Os Diferentes Modos de Produção”, propostos pelas disciplinas de Geografia e História. Para tanto, foram utilizados recursos tradicionais, como consulta bibliográfica, combinada com expressões de grupos WhatsApp e um questionário on-line disponível na internet. Os alunos conheceram as definições formais das expressões, reconheceram e avaliaram sua aplicação nos diferentes contextos das redes sociais e, finalmente, responderam e avaliaram o questionário quanto à pertinência e relevância da atividade. Entre os resultados, observamos um grande interesse por parte dos alunos, tanto na aplicação dos conceitos em diferentes contextos, como no uso dos celulares para preenchimento do questionário, por meio do qual se obteve um retorno satisfatório da atividade. Os professores concordam que há maior entusiasmo quando diferentes ferramentas são combinadas com o objetivo de ensino/aprendizagem, assim como a mera combinação dessas ferramentas, desalinhadas das ansiedades e expectativas dos alunos, pode ser infrutífera. As redes sociais podem ocupar um importante papel no serviço de informar e integrar os cidadãos, mas seu uso deve ser compreendido e integrado às práticas escolares.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia