MIRANDO AO CELULAR: APRENDIZAGENS DE GEOGRAFIAS VIZINHAS

  • Hortência de Jesus Rodrigues Alves
Palavras-chave: Ensino, paisagem, Geografia

Resumo

Este manuscrito surgiu a partir de minha experiência como professora. O fascínio das crianças pelo uso do telefone celular me provocou questionamentos: é possível problematizar aprendizagens de crianças sobre paisagens, lugares, espaço geográfico e a cartografia explorando o uso do telefone celular? Como potencializar os olhares do mundo e as aprendizagens em Geografia por meio dele? Os estudos para execução deste projeto terão caráter qualitativo, na perspectiva da pesquisa com o cotidiano, valorizando observações e diálogos com crianças, explorando a produção de fotografias, vídeos e vídeo-imagens na construção de conhecimento regional e territorial em diferentes escalas. Para tanto, o objetivo geral pretendido será problematizar aprendizagens de crianças sobre paisagens, lugares, espaço geográfico e cartografia com fotos, vídeos, vídeo-imagens, aplicativos e jogos eletrônicos desenvolvidos e /ou produzidos no celular. Os objetivos específicos serão: 1. Explorar fotos, feitas por crianças, de paisagens e lugares. 2. Analisar aprendizagens nas relações entre crianças e seus celulares. 3. Verificar a potência do uso do celular como recurso didático na aprendizagem das categorias geográficas: paisagem, lugar e espaço geográfico, bem como a cartografia. A pesquisa está sendo desenvolvida com crianças do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede privada de Campos/RJ, no período de fevereiro 2019 a junho 2019.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia