ENSINO DE GEOGRAFIA COM AUXÍLIO DE JOGOS ONLINE: UMA ANÁLISE SOBRE O "KAHOOT"

Autores

  • João Vitor Gobis Verges
  • Nivea Massaretto Verges

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem; Games; Celulares.

Resumo

De acordo com estudos recentes na área do ensino, a utilização de jogos online para a facilitação do aprendizado tem sido ampliada, vide estudos de Dellos (2015), Guimarães (2015), Zarzycka-Piskorz (2016), Wang e Lieberoth (2016). Tendo isto em vista, este trabalho procurou estabelecer uma relação entre a observação de docentes de geografia e os entendimentos expressos por estudantes quando da utilização em sala de aula do Kahoot!, procurando contribuir com o entendimento do uso dessa ferramenta. Esta plataforma permite a execução de Quiz utilizando a internet e os celulares dos estudantes, gerando participações ativas nas propostas. Por aspecto metodológico da reflexão, serão descritos os referenciais que conceituam o Kahoot!, a prática adotada em sala de aula, a exposição de observações docentes (descritas como identificações em tópicos) e das observações dos estudantes (advindas de respostas por questionário), a fim de tecer uma consideração comparativa. Chega-se a consideração de que o Kahoot! Auxilia na participação dos estudantes e no aprendizado. A prática também apontou que a interatividade é mais significativa do que o uso por si de instrumentos eletrônicos em aula, como celulares.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Tecnologias digitais no Ensino de Geografia