A CRISE HÍDRICA DO DISTRITO FEDERAL. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO

  • Leonardo Romeiro Mendes
  • Marcelo Miller Barreto
Palavras-chave: Ensino de Climatologia, Climograma, Crise Hídrica

Resumo

Este artigo é fruto de uma prática pedagógica sobre o ensino de temas em Climatologia, utilizando a construção de climogramas para a análise da crise hídrica do Distrito Federal no ano de 2017. Usando os parâmetros temperatura e precipitação, a atividade se propôs a comparar a última Normal Climatológica do século XX, entre 1961 e 1990, e o período de dados subsequentes, de 2008 a 2017, para a cidade de Brasília - DF, verificando diferenças e semelhanças nos valores de precipitação encontrados. Com base nessas informações, foi possível compreender a crise hídrica pela qual a cidade de Brasília - DF passou entre os anos de 2016 a 2018 e incentivar o manuseio de diversas plataformas de obtenção de dados e de criação de materiais, expandindo o aprendizado dos estudantes em relação à utilização informacional. O resultado da prática demonstrou que a atividade atingiu seus objetivos, uma vez que os alunos foram capazes de distinguir, a partir das informações e dos gráficos produzidos, a relação entre a falta de chuvas e a consequente diminuição do volume de água nos reservatórios que abastecem a cidade.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia