USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO PROPOSTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Jonas Ramos Pimentel
  • Phillipe Valente Cardoso
Palavras-chave: Cartografia; Ensino; Geografia.

Resumo

A realidade virtual é uma tecnologia não tão recente que está cada vez mais ganhando espaço em diversos ambientes, no entanto, ainda não está muito difundida no ensino escolar. Essa tecnologia apresenta um baixo custo para se trabalhar em sala de aula devido a grande parte dos materiais estarem disponíveis de forma gratuita na internet, que podem ser reproduzidos nos smartphones e, também, pelo óculos (cardboard) que reproduz esses tipos de vídeos e imagens de fácil manuseio. Esse estudo tem como objetivo usar a realidade virtual como uma ferramenta didática, mostrando como é possível pensar em atividades e materiais que deixam o ensino mais dinâmico e imersivo. Para isso foi utilizado o Óculos Google CardBoard em conjunto com o smartphone para reproduzir vídeos, imagens e o StreetView VR em realidade virtual, todo material reproduzido pode ser encontrado no Youtube ou na Google Play gratuitamente. Com isso, é possível mostrar diferentes lugares do mundo e ensinar os conceitos e temas da Geografia para os estudantes de forma mais lúdica. Essa ferramenta tem grande potencial no ensino e faz com que seja possível pensar em atividades multidisciplinares e mais atrativas para os estudantes.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia