O USO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DE ENSINO

Autores

  • Marcelo Miller Barreto
  • Leonardo Romeiro Mendes

Palavras-chave:

tecnologias da Educação, cartografia escolar, espaço geográfico

Resumo

O ensino das coordenadas geográficas para alunos do ensino fundamental sempre foi um desafio dentro da geografia escolar. Novas práticas e metodologias de ensino voltadas à utilização das tecnologias atuais de geolocalização e georreferenciamento que contribuam para melhor transmitir este conteúdo e ao mesmo tempo motivar os alunos estão sendo apresentadas constantemente para aumentar o debate e discussões sobre inovações nas práticas de ensino em geografia. Dentre as novas ferramentas de geolocalização que têm bastante alcance nos dias atuais e são utilizadas por docentes no mundo todo está o Google Earth, uma ferramenta capaz de apresentar o planeta a partir de um globo virtual, contribuindo para a compreensão dos alunos sobre localização, análise espacial e interpretação do espaço geográfico. O presente artigo apresenta uma prática de ensino aplicada a alunos do 6.° ano de instituição privada do Distrito Federal, elaborada com a intenção de contribuir para a melhor compreensão do conceito de coordenadas geográficas e desenvolver o interesse dos alunos pelo uso das tecnologias voltadas para a análise espacial. A ação se mostrou muito eficaz no sentido de incentivar os alunos a desenvolver diferentes habilidades, mas principalmente a autonomia e a melhor compreensão do espaço geográfico global a partir da aplicação real das coordenadas geográficas em práticas que envolveram diferentes recursos didáticos, mostrando a importância do domínio destes diferentes recursos pelo professor.

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Tecnologias digitais no Ensino de Geografia