MINHA GEOGRAFIA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO ENSINO BÁSICO

  • Edmar Aliciano Magalhães Barroso
Palavras-chave: VICON/SAGA, Inclusão Geográfica, Educação Proativa

Resumo

O objetivo central deste trabalho foi testar uma prática docente que contribua para que o aluno construa a sua própria Geografia. Possibilitar que os estudantes possam de forma proativa registrar e classificar a paisagem em que vivem, os lugares com os quais se conectam e reconhecer o seu espaço geográfico. A pesquisa não ficou restrita à prática docente, mas buscou diagnosticar o quanto o aluno percebe o seu espaço vivido, isto é, diante da geografia aprendida na escola, em que medida ele a percebe em sua vida. O diagnóstico avançou no sentido de identificar um preparo prévio do aluno para a sua atuação como protagonista do processo de Inclusão Geográfica. Assim o processo metodológico partiu de uma revisão de literatura, preparo e aplicação da prática docente, análise qualitativa global e do mapeamento realizado pelos alunos. Os alunos que registraram e classificaram a paisagem em que vivem, os lugares com os quais se conectam e reconheceram o seu espaço geográfico deram um passo importante para a construção de sua Geografia. A experiência colheu elementos importantes que trazem dados para aperfeiçoar a prática docente. Neste sentido espera-se que, executando a prática com os aperfeiçoamentos, seja possível um desenvolvimento mais amplo nas turmas quanto a Inclusão Digital, Geográfica e Social para os alunos da educação básica.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia