A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS ALUNOS NO MUNDO GLOBALIZADO

  • Roberta Taiane Oliveira Pereira
  • Aryany Maria da Silva Ferreira
  • Arthur Cardoso Campos
  • Úrsula Râmisa Oliveira
Palavras-chave: Metodologia, Ensino, Youtube

Resumo

A presente pesquisa é um resultado de levantamentos realizados por alunos integrantes do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com o intuito de propor uma metodologia de ensino, respaldada na investigação e reconhecimento dos signos presentes na vivência do cotidiano dos alunos da geração millennial, adaptada à realidade do mundo globalizado, com a pretensão de se viabilizar, neles, a construção do conhecimento significativo, através da consolidação de uma comunicação fluida, bilateral e eficaz na relação aluno-professor. Por meio dessa proposição, busca-se, ainda, e consequentemente, romper com a cultura dos métodos de ensino baseados em concepções tradicionais, que persiste na cultura escolar brasileira e se mostra, dada a complexidade do cenário contemporâneo, mais obsoleta do que nunca.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia