FORMAÇÃO DE DOCENTES EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

  • Marina Soares Ribeiro
Palavras-chave: formação de professores, geografia, aprendizagem significativa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar minha experiência ao pensar uma proposta de atividade na disciplina Educação em Geografia, no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. Apresento reflexões a partir da produção de um Portfólio, que ao final do semestre, permitiu colocar em perspectiva a minha vivência dentro da disciplina, minha formação enquanto pedagoga e minhas ações intencionais futuras pela transformação da realidade (educacional e no mundo). Levando em consideração a urgência na formação de professores de uma geografia que dialoga com a realidade dos agentes educacionais, busquei dentro da produção dos colegas outros relatos que dialogassem com a transformação. A matéria, ministrada pela professora Maria Lídia Bueno Fernandes, acontecia no prédio nº 5 da Faculdade de Educação nas noites de segunda-feira e a partir de uma metodologia inovadora e transgressora, naquela despretensiosa sala com paredes de fórmica, me inspirou a considerar a importância de uma geografia relevante. Aqui, pretendo refletir a respeito da formação de professores para o século XXI, o lugar da geografia no ensino dos anos iniciais e as proporções de uma vivência significativa da disciplina na construção de uma aprendizagem ativa e dinâmica.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia