O PROJETO NÓS PROPOMOS! E OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER: PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

  • Valquíria Aguiar Meneghesso
  • Odair Ribeiro Filho
  • Andrea Coelho Lastória
Palavras-chave: Práticas Escolares; Geografia Escolar, Cidadania

Resumo

Este trabalho apresenta duas práticas pedagógicas desenvolvidos em escolas da rede pública de São Paulo, nos municípios de Ibitinga e Ribeirão Preto. Ele descreve e analisa o desenvolvimento das atividades com alunos do Ensino Fundamental e Médio participantes do Projeto Nós Propomos! Um dos objetivos do projeto é despertar nos alunos a importância da participação de cada um nos rumos da cidade onde vivem, por meio de atividades práticas de cidadania, tendo como destaque o estudo do meio. Além de identificar os problemas, os discentes também realizaram propostas de solução e na última etapa, apresentaram, por meio de seminários, a socialização dessas informações e dessas propostas de soluções. O desenvolvimento do projeto possibilitou que professores e alunos mobilizassem diferentes ações e envolvessem a comunidade em torno da discussão de temas geográficos pertinentes nas referidas localidades. Pudemos constatar que as práticas desenvolvidas no projeto Nós Propomos! contribuíram para despertar a consciência cidadã e também a preservação dos espaços públicos de lazer, principalmente acerca das praças estudadas.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia