PROMOVER COMUNIDADE DE APRENDIZES PARA MOBILIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

  • David Luiz Rodrigues de Almeida
  • Dayane Galdino Brito

Palavras-chave:

Formação de Professores. Geografia. Conhecimento pedagógico de conteúdo

Resumo

O presente artigo sucede as investigações sobre currículo e formação de professores nos cursos de licenciatura em Geografia na Paraíba desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nelas verificamos, a partir da analise curricular dos cursos, a desarticulação entre teoria e prática, a fragmentação dos conhecimentos trabalhados nos componentes curriculares em sua dimensão geográfica e pedagógica e certa sobreposição de perfil de formação de bacharelado em detrimento ao de licenciado. Essa pesquisa acadêmica busca analisar e discutir o conceito desenvolvido nos estudos de Lee S. Shulman acerca do conhecimento pedagógico do conteúdo para a formação inicial de professores da Geografia. A partir dessa proposta, buscamos compreender o conceito de conhecimento pedagógico do conteúdo em Geografia voltado a proposta de organização didático-pedagógica e metodológica nessa área, demonstrando possíveis limites e potenciais para formação de professores.

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Metodologias ativas no Ensino de Geografia