SAMBA DE ENREDO NO ENSINO DO CONCEITO DA PAISAGEM GEOGRÁFICA

  • Alex Soares Flores de Lima
Palavras-chave: Geografia cultural, Práticas, Análise espacial

Resumo

Este presente artigo constitui-se em uma proposta de ensino diferenciada, baseada em sambas de enredo que possibilitam trabalhar de forma detalhada o conceito de paisagem, ou seja, utiliza-se um gênero musical popular para trabalhar um importante conceito geográfico. A partir disso, analisar-se-á, então, a formação do conceito de paisagem, bem como a formação do gênero musical mais característico do Brasil. Tem-se como objetivo alcançar a excelência no processo ensino-aprendizagem a partir da leitura e audição dos sambas de enredo previamente selecionados, considerando sempre o contexto do cotidiano estudantil e suas experiências, vivências, emoções e perspectivas. Cabe ressaltar que esses fatores foram considerados no universo do sexto ano do ensino fundamental II. Consideraremos sempre o que os Parâmetros Curriculares Nacionais nos trazem como normas curriculares para todo território nacional, relacionando-as sempre à geografia cultural.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia