A AUTORREGULAÇÃO E O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

  • Fernanda do Amaral Burkert
  • Carolina Borba dos Santos
  • Liz Cristiane Dias
Palavras-chave: Autorregulação. Teoria Social Cognitiva. Estratégias de Aprendizagem. Geografia

Resumo

O seguinte artigo corresponde a um recorte da pesquisa de mestrado da autora. A mesma tem como objetivo investigar o uso de estratégias de aprendizagem no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. A partir de uma aprendizagem autorregulada, visando o estabelecimento de metas e a compreensão do processo de aprendizagem, objetivase contribuir para a formação desses alunos, colaborando para a manutenção dos mesmos no curso e para um melhor desempenho acadêmico. A pesquisa embasa-se na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, onde através da ênfase no interacionismo, pode-se perceber o quanto os fatores sociais, comportamentais e pessoais agem de forma conjunta e indissociável na formação do ser humano. Dessa forma, através da discussão do uso de estratégias de aprendizagem pretende-se possibilitar a inserção das mesmas no curso de Licenciatura em Geografia da UFPel através de intervenções futuras baseadas nos dados aqui apresentados.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia