O ENSINO DE GEOLOGIA: UMA PONTE ENTRE A DISCIPLINA NA ACADEMIA E A GEOGRAFIA ESCOLAR

  • Mariana Romanzini Freire
  • Thon Dalles Silva
Palavras-chave: Minerais, Ensino de Geografia, PIBID

Resumo

Este artigo é resultado de uma reflexão sobre a relação universidade e educação básica, que teve origem por meio de uma atividade sobre introdução à geologia, na qual foi explicada a origem, além de curiosidades, sobre minerais. Essa atividade buscou articular os conteúdos da disciplina de geologia ministrada no curso de Graduação em Geografia na Universidade Federal de Alfenas (MG) com o conteúdo das aulas de Geografia Escolar na Escola Estadual Samuel Engel,em Alfenas (MG), nas turmas de terceiro e primeiro ano do ensino médio. Por meio desta atividade foi possível perceber que as distâncias entre os conteúdos da universidade e os conteúdos abordados na educação básica podem, e devem, ser articulados, por meio de uma mediação didática acessível aos alunos.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia