O USO DE JOGO TEATRAL COMO PROPOSTA LÚDICA NO CONCEITO DE MIGRAÇÃO

  • Lucas Fukami Bittencourt
  • Julia de Faria
  • Weber Rodrigo de Carvalho
Palavras-chave: Geografia, Migração, Dramaturgia rural

Resumo

Este artigo apresenta uma intervenção em sala de aula para os estudantes do 8oano da disciplina de Geografia na Escola Municipal Professora Adelaide Pedroso Racanello, localizada no município de Ourinhos, São Paulo, onde procuramos trabalhar o conteúdo de “Migração e Imigração”, apresentando o teatro como possibilidade de vivencias para o espaço geográfico de forma lúdica e teatral. Para tal, utilizamos as artes cênicas e seus inúmeros jogos. O jogo utilizado faz parte da investigação do Movimento de Dramaturgia Rural, coletivo paulista que adapta jogos teatrais para a sala de aula, a partir da Pedagogia e o Teatro do Oprimido. Assim, neste artigo apresentamos o procedimento e os resultados do uso do jogo “el Terrorista” em interface com o livro didático utilizado no ambiente escolar do Ensino fundamental II, conforme as “Orientações didáticas do Movimento do aprender”, composto pela editora SESI-SP.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia