CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TEMPO E CLIMA UTILIZANDO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO UM ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

  • Baltasar Fernandes Garcia Filho
Palavras-chave: Prática Escolar, Saber Coletivo, Percepção Ambiental

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal concretizar o processo de aprendizagem dos elementos do Tempo Atmosférico e do Clima. Por meio de dispositivos didáticos alunos do 8º ano do ensino fundamental da rede particular de ensino da cidade de Jaboticabal – SP reconheceram conceitos teóricos de forma prática participando da instalação de uma estação meteorológica didática. No decorrer de um mês os dados coletados sobre o tempo atmosférico foram inseridos em uma tabela, especificada pelos seguintes aparelhos: barômetro digital, anemômetro, termômetro de máxima e mínima, bússola, higrômetro, biruta, pH (precipitação atmosférica). Também, foram coletadas as observações sobre os tipos de nuvens, visibilidade e nebulosidade. Os relatórios produzidos pelos alunos no final da prática apontaram um significativo avanço na compreensão de conceitos da Climatologia Geográfica.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia