CONHECER PARA CONQUISTAR: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DO 9O ANO EF

  • Stella Mendes Ferreira
  • Carolina Lima Vilela
Palavras-chave: Jogos didáticos; Ensino Fundamental; geografia escolar

Resumo

Como é possível desenvolver práticas pedagógicas prazerosas sem abrir mão da profundidade e densidade dos conteúdos escolares? Inspiradas por este desafio há alguns anos, pesquisadoras do Núcleo de Práticas de Ensino em Geografia - (NUPPEG - CPII) vem trabalhando no desenvolvimento dos jogos didáticos. O artigo apresenta uma experiência realizada durante o ano de 2017 com alunos do nono ano do Colégio Pedro II. Os conteúdos relativos à geografia do continente europeu foram trabalhados por meio do desenvolvimento de um jogo inspirado em alguns jogos comerciais. Sua concepção pelas professoras desdobrouse em tarefas de pesquisa e produção de textos pelos estudantes, os quais foram ativos no ajuste e na criação das regras do jogo. Além de um enorme êxito pedagógico, o resultado deste trabalho legou um acervo de materiais consistentes para a escola.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia