A APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DO PIBID GEOGRAFIA UECE: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL ODILON GONZAGA BRAVEZA/FORTALEZA CE

  • Mateus Beserra Gomes
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, PIBID, Geografia

Resumo

O trabalho aqui apresentado aos leitores, tem o intuito de relatar algumas práticas educativas realizadas em uma Escola Municipal de Ensino Básico que está localizada no Estado do Ceará, na Cidade de Fortaleza, no Bairro da Boa Vista, com a finalidade de usar a interdisciplinaridade como uma ferramenta imprescindível no ensino e aprendizagem da disciplina de Geografia da Escola Municipal Odilon Gonzaga Braveza. A escola atende crianças de vários bairros vizinhos e inseridas em um mesmo contexto social, assim, todas as atividades aqui colocadas em questão foram realizadas pelo grupo de bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), uma vez que o que vai ser tratado no decorrer do trabalho é como a interdisciplinaridade é definida por alguns autores, o que ela é de fato e como ela teve sua funcionalidade dentro de todas as ações dentro da escola, desde o planejamento até a execução, maximizando o ensino e aprendizagem dos alunos/as, que por sua vez eram carentes de atividades do tipo, e inseridos em um contexto social de alta vulnerabilidade, problematizando e aumentando ainda mais o desafio que tínhamos pela frente, aqui são colocadas as metodologias utilizadas, sendo muitas delas com um tom de originalidade, outras já adaptadas mas sem perder esse mesmo viés. Portanto, a interdisciplinaridade surge com foco principal na disciplina de Geografia que é trabalhada dentro de sala de aula e nas metodologias elaboradas. No período em que as mesmas são executadas já é possível observar como ela tem influência no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, o ensino de Geografia ficou bem mais dinâmico e proporcionou o prazer dos aluno/as que muitas vezes não teriam nenhuma perspectiva diante das poucas atividades da escola e até no ensino. O PIBID Geografia UECE trouxe uma roupagem diferente, e a interdisciplinaridade surge como fator chave no desenrolar de todos os projetos que o programa tenta implementar na escola, explanamos os objetivos alcançados no decorrer do trabalho. 

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia