EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A APLICAÇÃO DO PROJETO INTITULADO “OFICINA GEOGRÁFICA: DEFININDO CONCEITOS” NA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE SOUZA FRANCO, BELÉM-PA.

  • Elton de Souza Queiroz
  • Nelson Gabriel da Silva Sindeaux
Palavras-chave: Estágio, aplicação de projetos, trabalho de campo

Resumo

O presente artigo é fruto de experiências no estágio supervisionado realizado em 2015, na escola Estadual de ensino médio Visconde de Souza Franco, na qual tivemos a elaboração e aplicação de um projeto que viesse contribuir com o ensino e aprendizagem dos alunos da instituição. Assim este trabalho tem por objetivo discutir a vivência em estágio supervisionado dialogando com autores que trabalham com a temática do ensino. Além de destacar a experiência do estágio através da aplicação de um projeto que visava discutir a categoria território com turmas do terceiro ano do ensino médio a partir da análise em campo. Para realização do projeto, se utilizou como objetivos específicos a aplicação de aulas sobre as categorias geográficas com ênfase em território; elaboração do roteiro de visitação por pontos da cidade de Belém – PA; A realização do trabalho de campo com as turmas para identificar as dimensões dos territórios existentes durante o percurso; e por fim orientar a elaboração de banner para apresentação dos resultados na escola. Como procedimentos metodológicos do projeto buscou-se embasamento teórico conceitual a fim de fundamentar os debates dentro e fora de sala de aula, ministração de aulas expositivas e dialogadas sobre o tema proposto, elaboração do roteiro do trabalho de campo, e sua efetivação que ocorreu com os alunos em três momentos. O projeto foi aplicado com as nove turmas de terceiro ano do ensino médio do colégio. Após esse processo iniciou o período de orientações sobre a elaboração do banner e a apresentação do resultado final na escola. Essas vivências dentro do ambiente escolar contribuem de forma eficaz para os futuros professores que encontram na prática os desafios enfrentados para conseguir realizar atividades dentro e fora de sala de aula.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia