JOGANDO COM AB’SÁBER
Palavras-chave:
Twister®, Relevo do Brasil, Domínios MorfoclimáticosResumo
A geografia escolar por vezes pouco incentiva a visão crítica e o aprendizado significativo. O presente trabalho objetiva, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática, trabalhar de forma participativa a classificação do Relevo do Brasil e os Domínios Morfoclimáticos brasileiros, temas das pesquisas empreendidas pelo geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber. Concomitantemente, almeja-se apresentar o pesquisador com o intuito de fazê-lo emergir como figura de representatividade para alunos de classe baixa, dentro da academia. O desfecho da sequência pretende-se lúdico, pois se baseia na adaptação e produção do jogo Twister® para a abordagem criativa e dialógica dos assuntos citados. As ações acima tiveram lugar na Escola Municipal Emiliano Galdino, situada na periferia do Rio de Janeiro, em duas turmas de sétimo ano. A partir das avaliações diagnósticas é possível inferir que houve aprendizado a respeito da classificação do relevo e dos Domínios Morfoclimáticos, bem como sobre Ab’Sáber e sua trajetória.