ESCOLA NA PRÁTICA, A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO

  • Lucas Costa
Palavras-chave: Ensino, Escola, Lúdico

Resumo

Ao longo de uma graduação em cursos de licenciatura é possível para o graduando participar de iniciação cientifica, porém não são todos que resolvem participar, muitos vão para a sala de aula sem ter feito algum projeto ou atividade de oficina como forma de um primeiro contato e ver se ele, o universitário, quer isso para sua vida, ser professor. O Objetivo deste trabalho é mostrar que esses projetos de iniciação cientifica são de extrema importância para o aluno, onde neste muitos terão a sua primeira experiência, os erros e os acertos, e uma bagagem teórica e de conhecimento muito grande para enfim dar aula oficialmente como professor ou regente. Serão compartilhadas atividades e os resultados que elas proporcionaram, atividades estas, muita das vezes criativas e de um grau lúdico, despertando assim nos graduandos um senso de criatividade, uma das características fundamentais para um bom professor. Justificando este trabalho, pode-se levar em consideração a importância da atividade lúdica, os seus benefícios, os seus resultados tanto para os alunos quanto para o próprio estagiário, havendo assim uma conexão entre ambos. O resultado que o presente trabalho busca alcançar é trazer alunos da graduação para participar e fazer parte de projetos que levem-nos para o ambiente escolar, conhecendo um pouco desta vivência o quanto antes possível, onde neste trabalho será mostrado que estudantes que iniciam em projetos escolares tem mais facilidade para dar aula nos estágios obrigatórios, o que facilita muito para o graduando que fez parte desses programas e dificulta para aquele que não fez.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia