RELAÇÃO DO GÊNERO FEMININO E ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PEDAGOGICAS

Autores

  • Keila Miranda Tachevski

Palavras-chave:

Gênero, Ensino de Geografia, Ensino Médio

Resumo

Esse trabalho resulta de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as possibilidades de discussões de gênero no ensino médio, especialmente na disciplina de Geografia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e faz parte de um projeto mais amplo denominado: Educar-se com/na cidade de Guarapuava-PR: práticas socioespaciais da juventude escolar, financiado pela Fundação Araucária. Para isso, realizou-se uma parceria com a Escola Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães. A metodologia, constituiu em revisão bibliográfica, roda de conversa e análise do livro didático. Na análise dos dados, concluiu-se que é possível o estudo de gênero nas aulas de Geografia, pois os conteúdos geográficos são ricos em temas que problematização as relações sociais e, nestas, como se dá o papel e o lugar da mulher na sociedade, a questão é o professor estar preparado para realizar a abordagem espacial por meio das questões de gênero, neste caso, da condição da mulher na sociedade. Constatou-se também que os alunos possuem um conhecimento prévio sobre o tema, o que pode enriquecer os debates em sala de aula e, com isso, oferecer os elementos necessários ao professor para (re) elaborar esses conhecimentos de modo a aprendizagem geográfica.

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Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Políticas e Práticas curriculares no Ensino de Geografia