QUESTÕES CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

  • Ivaneide Silva dos Santos
  • Marcone Denys dos Reis Nunes
Palavras-chave: Educação geográfica, currículo, formação

Resumo

O artigo discute a importância da educação geográfica na formação docente e escolar dos indivíduos, a partir da reflexão das questões que envolvem o currículo em suas múltiplas possibilidades moventes de transformação do cenário educacional, em especial nas nomenclaturas que estruturam o ensino da Geografia no que se referem à construção da cidadania e compreensão espacial dos fenômenos. O trabalho buscou responder à pergunta: como os documentos curriculares e as políticas educacionais vigentes tencionam uma formação docente e um ensino de Geografia escolar capazes de promover a educação geográfica? O objeto de análise da pesquisa foi um curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, análise de documentos do Projeto Político Pedagógico do referido curso, legislações vigentes que norteiam os cursos de formação de professores, bem como a BNCC, na perspectiva de uma análise do processo de implantação do referido documento e dos seus impactos para a formação docente em Geografia.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas e Práticas curriculares no Ensino de Geografia