A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA, O ENSINO DE GEOGRAFIA E A SUPERAÇÃO DA COTIDIANIDADE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Vinicius de Oliveira Aversa

Palavras-chave:

Currículo; Ensino de Geografia; Competências

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar quais as principais referências que embasam a noção de competência e como esta noção passou a orientar também a concepção de uma determinada tendência pedagógica, que associa a noção de competência à base da vida cotidiana. Com o intuito de verificar como esta pedagogia está inserida e é expressa nas orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscamos demonstrar, por meio da discussão teórica, a adoção de uma perspectiva reacionária pelo documento, vinculada a adequação dos indivíduos ao seu cotidiano e as demandas mercadológicas, relacionando esta tendência aos seus possíveis impactos na construção do currículo de geografia pelas escolas, tecendo críticas ao modelo homogeneizador que tem sido apresentado pelo Estado.

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Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Políticas e Práticas curriculares no Ensino de Geografia