O CURRÍCULO ESCOLAR VINCULADO AOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS E O CONTEÚDO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rosenilde Silva dos Santos
  • Adriana Olívia Alves
Palavras-chave: currículo escolar, conhecimentos geográficos, história e cultura africana e afrobrasileira

Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal analisar o conteúdo de história e cultura africana e afrobrasileira vinculados aos conhecimentos geográficos na perspectiva do currículo escolar. De um lado, no nível acadêmico as contribuições que versam esse conteúdo estão associados as referências da Lei nº 10.639/03, de outro, no nível escolar, a Base Nacional Comum Curricular (2017), tem orientado uma perspectiva com grande ênfase nas questões étnicoraciais no Brasil. Os objetivos específicos são: a) Refletir sobre o currículo escolar e os desdobramentos relativos ao currículo oficial relacionados à BNCC; b) Identificar os conteúdos de história e cultura africana e afrobrasileira no componente curricular Geografia nos anos iniciais e finais no Ensino Fundamental; c) Reconhecer orientações de abordagens dos conteúdos de história e cultura africana e afrobrasileira no componente curricular Geografia no Ensino Fundamental. A pesquisa qualitativa em educação em que se assenta este trabalho está consubstanciado no tipo documental, que confere um registro único e particular que marcar um passado recente (CELLARD, 2008). Como resultado, verificamos que o currículo escolar associado ao currículo oficial contribui na leitura da correlação entre a prescrição legal relacionada ao componente curricular Geografia e a influência das práticas das práticas políticas, econômicas e sociais. Essas são resultantes de tomadas de ações públicas e privadas, que revela valores de grupos sociais e tendências no tempo e no espaço.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas e Práticas curriculares no Ensino de Geografia