A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COLABORAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIANTE DIÁRIO DE FORMAÇÃO

  • Ivonete da Conceição
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Formação de Professores, Ensino de Geografia

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica, na formação dos professores de Geografia de forma a construir elementos fundamentais para agregar em sua formação acadêmica. O corpo do texto está organizados em três temáticas: 1) Contexto histórico da Residência Pedagógica; 2) A formação dos professores de Geografia que indica para uma formação na perspectiva críticaemancipadora; e 3) o ensino de Geografia baseado na teoria-prática, na relação conteúdoforma que possibilite uma formação inicial adequada continuada através do ” diário de formação” . Entre os resultados podemos destacar que a aula realizada pela preceptora nos possibilitou analisar a forma de administrar uma aula satisfatória tanto para o professor como para o aluno, além de perceber as dificuldades dos alunos no desenvolver das aulas.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia