TRAJETÓRIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVARAPRENDER-PRATICAR, ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Angela Souza de Jesus
  • Ivana Santos Nascimento Ribeiro
Palavras-chave: Formação de Professores, Residência Pedagógica, Ensino de Geografia

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das vivências durante o programa de Residência Pedagógica em Geografia, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, campus V. Assim, esse programa se apresenta como um tempo-espaço formativo para o desenvolvimento dos saberes necessários à docência, bem como uma oportunidade de aperfeiçoamento das habilidades do professor em formação, pois possibilita um maior período de vivência dentro da realidade escolar, com o total apoio e acompanhamento dos professores regentes. O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do Programa Residência Pedagógica no processo formativo de professores. Como procedimento metodológico para a pesquisa, foram feitas leituras e discussões teóricas que abordam temas que englobam a formação docente. Posteriormente, foram narradas pelas autoras as experiências adquiridas ao participarem do Programa Residência Pedagógica, a partir da construção do diário de formação. A justificativa dessa pesquisa está na aproximação do licenciando no espaço escolar, favorecendo ao aprimoramento dos métodos didáticos e o acumulo de experiência que serão aproveitadas futuramente no exercício da sua profissão. O que motiva a investigação aqui desenvolvida é descobrir como o Programa de Residência Pedagógica em Geografia pode favorecer a formação docente.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia