PROFESSORES DE GEOGRAFIA CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO

Autores

  • Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa; Formação Inicial

Resumo

O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou investigar os caminhos para a criação de um espaço de formação continuada para os professores de Geografia da rede estadual de ensino articulado com a formação inicial oferecida na licenciatura em Geografia da Unesp/Rio Claro, respeitando-se os limites de espaço-tempo disponibilizados aos professores nas escolas. De natureza qualitativa e na perspectiva de uma ação colaborativa, tendo a participação de um grupo composto por professores em exercício e professores em formação, a pesquisa ocorreu, em sua fase inicial, em reuniões de ATPC pelas trocas de experiências e de reflexão sobre as práticas docentes. Na segunda fase, a pesquisa se deu em dois Ciclos de Estudos do qual participaram professores da rede e alunos da graduação em Geografia. O caminho trilhado pode indicar em que medida é possível, mediante determinações legais, jornadas de trabalho e interesse pela formação continuada, romper as barreiras do instituído para inaugurar novas formas de pensar e fazer a formação docente, articulando as dimensões teórica e prática.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia