REFLEXÃO ACERCA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE

  • Valdiléa Fabricio Gomes
  • Lucivania Chaves Lago
Palavras-chave: Ensino de geografia. Residência Pedagógica. Formação docente

Resumo

O presente trabalho é resultado parcial das primeiras experiências adquiridas no Programa Residência Pedagógica (RP), na qual surge no contexto educacional, nos cursos de Licenciaturas, como uma ferramenta extremamente importante para colocar em prática tudo o que é aprendido, debatido e problematizado na Universidade, além de vivenciar e oportunizar o cotidiano das escolas aos licenciados. Diante da problemática encontrada no período de formação de professores, com as dificuldades de conciliar as aulas práticas com a teoria. Tendo como objetivos específicos a identificação e caracterização do ambiente escolar, através dos relatos de experiências das autoras, durante o período de experiência no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP ),localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus-Bahia. A pesquisa justifica-se na importância de relatar aos futuros professores a importância de programas como a Residência Pedagógica na formação continuada dos futuros profissionais. A metodologia utilizada para fundamentar o trabalho, contou com o levantamento bibliográfico de autores de práticas pedagógicas e ensino de geografia, e pesquisa em lócus. Além de um estudo de caso contado a partir do período de experiência na primeira etapa do programa em 2018.2.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia