O PERFIL ESTUDANTIL DOS GRADUANDOS EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

  • Otávio Augusto Herpich
  • Mateus Testoni Carvalho
Palavras-chave: Identidade, Perfil do Estudante, Formação Docente

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa que buscou caracterizar perfis de estudantes ingressos no curso de graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. O interesse era de conhecer os discentes que optam pelo curso, e, ao mesmo tempo fomentar um debate de como construir a identidade do futuro professor. Os dados, obtidos através de questionários com estudantes do segundo semestre de 2018 no período noturno foram tabulados, organizados em tabelas e gráficos, e sistematizados através de análises orientadas para compreensão dos motivos e expectativas dos ingressantes. Os resultados indicam que o estudante de Geografia do período noturno da UFSC é majoritariamente homem, branco, tem entre 20 e 25 anos, estudou em escola pública, está na primeira graduação, escolheu geografia por influência da formação escolar e se projeta para trabalhar como bacharel. O perfil apresenta possibilidades de proposição de demandas curriculares e práticas pedagógicas, e inicia um processo que deve ser continuado para avaliar a transformação desse profissional no decorrer do curso.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia