TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E CURRÍCULO: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE-PB

  • Dayane Galdino Brito
  • David Luiz Rodrigues de Almeida
Palavras-chave: Formação de professores. DCNs. Temáticas físico-naturais

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões parciais desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que tratam sobre Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) para a formação de professores de Geografia na Paraíba. Nesse trabalho, analisamos as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2015 para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico Curricular do curso de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, Campina Grande-PB. Nosso objetivo é analisar o currículo prescrito apresentado pelos CC da área física, em especial das temáticas físico-naturais (Climatologia e Biogeografia, por exemplo), para a formação de professores do curso de licenciatura em Geografia da UEPB. Para isso, realizamos analise documental das DCNs de 2015, assim como do PPC da UEPB. Nossas análises indicam que houve avanços no projeto de formação de professores e correlação das práticas pedagógicas em todos os CC. Contudo, a prática e teoria ocorre de forma desvinculada limitando esse dialogo formativo a momentos restritos dentro de cada CC.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia