PROJETOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM GOIÁS: CONEXÕES E DISSONÂNCIAS ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E O INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Autores

  • Lorena Francisco de Souza

Palavras-chave:

Licenciaturas. Formação de professores de Geografia

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa em andamento em parceira entre docentes da Universidade Estadual de Goiás (Campus Itapuranga) e o Instituto Federal de Goiás (Campus Luziânia) que visa analisar projetos de formação de professores nestas instituições, em destaque para os cursos de geografia na primeira instituição, bem como a atuação de professores de geografia na segunda instituição em questão. A metodologia empregada nesta investigação consiste em levantamento bibliográfico sobre formação de professores e o papel das universidades na organização, regulamentação dos cursos de licenciatura, levantamento das principais legislações que orientam e legalizam os cursos de licenciatura em órgãos federativos como o Conselho Nacional de Educação e o próprio Ministério da Educação ao longo dos últimos 18 anos, marco da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais, ocorrida em 2002, pesquisa documental nas IES envolvidas e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso, com ênfase no curso de Geografia na UEG e licenciaturas em Ciências Humanas no IFG. Tais levantamentos resultam, até o presente momento, na constatação de que o crescimento da interiorização de cursos nestas duas instituições de ensino superior públicas, sobretudo de licenciaturas, reflete a necessidade do estado em atingir índices educacionais exigidos pela política universitária. Numa escala do poder estatal em Goiás e a nível de Brasil, políticas públicas foram elaboradas para o alargamento da interiorização do ensino superior e criou-se o financiamento de bolsas de estudo em instituições privadas. Estes dois modelos de política pública foram primordiais na construção de uma “cultura” acadêmica no Estado, no incentivo e aumento de cursos de graduação, possibilitando uma diversificação de estabelecimentos de ensino superior no Estado de Goiás.

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Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia