O PROGRAMA “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CERES – UFRN: REFLETINDO E CONSTRUINDO A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Iapony Rodrigues Galvão

Palavras-chave:

Residência Pedagógica; Formação docente; Prática docente

Resumo

A presente prática educativa intitulada “O programa “residência pedagógica” na licenciatura em geografia do CERES – UFRN: refletindo e construindo a prática docente” buscou demonstrar, a partir de discussões e reflexões advindas de oficinas e palestras realizadas conjuntamente com as escolas componentes do núcleo Geografia – Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES – UFRN, a relevância deste programa para a melhoria da formação docente nas licenciaturas em todo o país. Assim, a partir de discussões e reflexões entre os bolsistas da residência pedagógica, egressos, docentes da rede pública preceptores do referido programa e comunidade acadêmica em geral, foi possível aprofundar construções e discussões que visem à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem nas Licenciaturas e, principalmente, da aplicabilidade destas metodologias na rede pública de ensino, espaço de atuação dos futuros licenciados. Portanto, a partir das interações e reflexões advindas das discussões entre egressos, docentes da rede pública, futuros licenciados e comunidade em geral, espera-se uma sensível melhoria da qualidade do ensino de Geografia no Seridó Potiguar.

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Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia