PRATICANDO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO DE GEOPOLÍTICA

Autores

  • Solange Francieli Vieira
  • Cristiane Aparecida Fontana Grümm

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Cinema; Geopolítica

Resumo

O referido artigo tem como objetivo relatar a prática pedagógica interdisciplinar entre Geografia e História no ensino de Geopolítica. Esta atividade foi desenvolvida envolvendo alunos dos segundo anos de três cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio – Agropecuária, Eletroeletrônica e Informática – oferecidos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Videira. Essa prática educativa foi realizada com o filme “Adeus, Lênin!” (2003) para problematizar e fomentar a discussão sobre a geopolítica da Alemanha. O objetivo de tal atividade pedagógica foi o de levar os alunos a compreender o processo histórico de formação territorial da Alemanha a partir do século XIX, bem como aprofundar as discussões referentes a singularidade da Alemanha durante a Guerra Fria e, posteriormente, o período de transição da economia planificada para economia de mercado. Assim a referida prática justificou-se pela abordagem crítica que possuiu, bem como por integrar conhecimentos das disciplinas envolvidas, visando a compreensão dos alunos das transformações que se pode verificar de uma economia planificada para uma economia de mercado. O filme, “Adeus, Lênin!”, dirigido por Wolfgang Becker, narra as venturas e desventuras de uma família que vive a experiência do socialismo, na Alemanha Oriental até a queda do muro de Berlim (1989). Tendo em vista os objetivos propostos, optou-se em apreciar o audiovisual no todo. Esta opção se deve ao fato do contexto da Guerra Fria ser apresentado no desenrolar da história dos personagens. Assim, sua exposição na íntegra tornou-se necessária para compreensão do conteúdo e visualização dos traços marcantes existentes no capitalismo e socialismo durante o referido período histórico.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

EJA, Educação do Campo, Educação Indígena e Quilombola no Ensino de Geografia