UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADO: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Thais de Cássia Silva Lemos

Palavras-chave:

Evasão Escolar; Juventude; Ensino Médio

Resumo

O Projeto de Educação Integral Integrado é uma das propostas do governo de Minas Gerais em diminuir a evasão escolar. O mesmo teve início no meio de 2015 e possui como princípio a diminuição da evasão escolar e uma educação mais participativa a interação dos sujeitos e uma centralidade educativa. O ensino médio para muitos jovens é a etapa final e preparação para a entrada em universidades ou em muitas vezes é a fase final e preparatória para o mercado de trabalho, as transformações ocorrentes nos últimos anos no ensino médio fez com que o mesmo mudasse suas necessidades e atendendo cada vez mais os interesses de uma classe dominante, deixando de realizar suas funções sociais e de uma educação para a vida. A geografia possui um importante papel de compreender o sujeito e sua relação com o espaço, analisando de forma crítica as suas relações, portanto observar a relação desses jovens com a escola e com os sujeitos que ela compõe se torna importante para compreender a dinâmica do projeto proposto. Dessa forma o artigo vem apresentar a vivência ocorrida a partir do estágio supervisionado com uma turma do 2 º do Ensino Médio e assim procurando compreender melhor o projeto implantado.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Políticas educacionais e o Ensino de Geografia