A FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO EXTENSÃO

Autores

  • Renato Gadioli Augusto
  • Guilherme Preato Guimarães
  • Beatriz Peixoto Dias
  • Gabriel Mendes D'Ávila

Palavras-chave:

Escola; Formação; Tripé Universitário

Resumo

Faz-se necessário o entendimento da função universitária na formação docente em geografia, em especial na complexidade da efetivação do tripé universitário. Tal dificuldade acarreta em diversos entraves na formação inicial do professor em geografia. Ao se buscar respostas para uma formação crítica e humana, encontra-se no estágio supervisionado um grande aliado para a aproximação da universidade com a comunidade. Diante essa compreensão, buscou-se através de projeto uma maior efetivação da função social da universidade, em especial através da extensão, viabilizando assim uma maior valorização do tripé universitário. Esse projeto visou fechar acordos com escolas próximas ao IM - UFRRJ, disponibilizando vagas de estágios para discentes do curso de licenciatura em geografia, eliminando assim a busca por estágios, de modo a incentivar a presença de estagiários nessas escolas. Com o estabelecimento dos acordos e o ingresso dos estagiários nessas escolas, os mesmos foram estimulados, por parte da professora de estágio, a cumprirem tarefas, em especial convites e articulações em conjunto com a comunidade escolar. O projeto se fez efetivo com o aumento da presença de estagiários em escolas próximas, possibilitando assim a efetivação do diálogo entre as instituições. Entretanto, as propostas de atividades encontraram dificuldades em se efetivar por falta de interesse e comprometimento por parte dos estagiários. Conclui-se que, o estágio supervisionado se faz eficiente em abarcar o tripé ensino - pesquisa - extensão. O projeto se mostra satisfatório por apresentar aumento da presença de estagiários nas escolas próximas do IM - UFRRJ, possibilitando assim um maior diálogo entre escola e universidade através desse agente. Entretanto, observa-se o baixo comprometimento com a função social da universidade e o entendimento sobre extensão, apontando assim a menor relevância dada a esse eixo em detrimento ao ensino e a pesquisa no meio acadêmico.

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Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Políticas educacionais e o Ensino de Geografia