OS DIFERENTES MOMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APONTAMENTOS DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO BRASIL

  • Anderson Felipe Santos Oliveira
  • Carlos Augusto Barros da Silva
  • Analice da Silva Santos
Palavras-chave: Educação brasileira, Currículo, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo faz um breve percurso histórico do currículo nacional, através da revisão da historiografia a respeito das (re)formulações curriculares, tendo como recorte o currículo e o ensino de Geografia. O objetivo é analisar os diferentes momentos da construção curricular da geografia de forma que possamos entender a proposições atuais para o ensino. Metodologicamente propusemos, resguardados em princípios da pesquisa documental, uma análise temporal dos fatos recorrentes a construção da disciplina Geográfica, perpassando desde as primeiras proposições até chegar ao ensino contemporâneo da Geografia, observando ainda suas contribuições na construção da ciência no Brasil. Este trabalho é uma proposta de interpretação para o panorama educacional brasileiro, e consideramos fundamental discutir a proposição de currículos para construirmos uma educação mais emancipatória. Com base na literatura consultada, pudemos indicar que a Geografia acompanha os cenários de mudança na educação brasileira, fazendo-se como crucial. No entanto, alguns decretos, leis e documentos revelam certo desnível quanto ao tratamento conciso de conceitos e da própria valoração da disciplina na sociedade.

Publicado
2019-12-13
Edição
Seção
Políticas educacionais e o Ensino de Geografia