CARTOGRAFIA CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Yago Jacondino Nunes
  • Odlaner Terra Pereira
  • Rafael Martins Duarte
  • Rosangela Lurdes Spironello
Palavras-chave: identidade, lugar, espacialidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer para o conhecimento o diagnóstico obtido pelos pibidianos realizado na escola Nossa Senhora das Graças, parceira do pibid e apresentar os eixos articuladores da temática a ser desenvolvida como proposta de atividade para o ano de 2019. A partir da aplicação do questionário, obteve-se como respostas algumas demandas que culminaram numa temática central denominada de Geografia Cultural. Desta temática central tem-se articulado algumas atividades a partir da cartografia cultural, tendo os mapas mentais como articuladores dessa discussão. Com o desenvolvimento desta proposta, pretende-se contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o aprofundamento do conhecimento geográfico, a valorização da diversidade cultural e do lugar, o sentimento de pertencimento e a percepção do querer aprender.

Publicado
2019-12-13
Edição
Seção
Pibid e a formação do professor de Geografia