FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID NAS ESCOLAS: A PRODUÇÃO DO ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS COM CARTOGRAFIA ESCOLAR E CARTOGRAFIA SOCIAL

Autores

  • Mara Edilara Batista de Oliveira

Palavras-chave:

PIBID; Cartografia; Formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar e analisar o processo de formação de professores e a produção e execução de atividades do projeto que media a inserção dos bolsistas/voluntários no contexto escolar do Núcleo Geografia do PIBID – 2018-2019 da UFF de Angra dos Reis. Esse projeto se desenhou a partir de uma demanda observada nas escolas por materiais cartográficos em escala local ou municipal. Daí surge a proposta de criação de um Atlas Escolar Municipal de Angra dos Reis, partindo de metodologias contextualizadas e participativas buscou-se integrar o papel da universidade e dos cursos de formação de professores com a demanda das escolas públicas, elaborando mapeamentos coletivos e colaborativos que integram conteúdos abordados em sala de aula com a produção, uso e leitura de mapas. Para isso, temos desenvolvido atividades de formação e de elaboração de materiais cartográficos de representação do cotidiano vivido pelos alunos das escolas atendidas pelo PIBID em Angra dos Reis.

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Publicado

2019-12-13

Edição

Seção

Pibid e a formação do professor de Geografia