A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E AS POTENCIALIDADES NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UERJ- FFP

  • Debora Cristina Vieira de Simas
Palavras-chave: Formação de Professores de Geografia, PIBID, Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o papel do PIBID na formação dos docentes de Geografia, pela atuação dos professores supervisores, considerando a práxis do PIBID e a sua influência nas práticas curriculares e na construção dos saberes docentes. O objeto é o Subprojeto de Geografia do PIBID da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Para tal análise, foi considerada a avaliação oficial, criada em 2014 e publicada em setembro do mesmo ano pela a Fundação Carlos Chagas; as publicações no ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – dos anos de 2011, 2013 e 2017 e a análise dos questionários dos professores supervisores que participaram do PIBID da UERJ-FFP. No atual cenário de contradição e grande desigualdade social, o PIBID vem se colocando como resistência e recognição da formação de professores. O programa, com poucos anos de existência, vem sendo colocado pela CAPES como uma política pública de alto impacto na qualidade da formação docente. É preciso, portanto, levantar algumas questões que ajudem a pensar nos limites e possibilidades do programa bem como de materialização de propostas e projetos pedagógicos na perspectiva da construção crítica do conhecimento. Optou-se pela metodologia de estudo de caso coletivo em que teoria e prática em total sinergia, produzem uma a outra, a partir das questões teórico-metodológicas. Nessa perspectiva, este artigo apresenta o resultado da dissertação de mestrado que se orientou em apresentar a proposta do programa e analisar a concepção de formação de professores defendida pelo PIBID da UERJ- FFP. Além disso, investiga os impactos do PIBID da UERJ-FFP nas práticas curriculares pelo olhar dos professores supervisores.

Publicado
2019-12-13
Edição
Seção
Pibid e a formação do professor de Geografia