GEOGRAFIA E DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM BOSSOROCA/RS

  • Airton Rosa Lucion Guites
  • Eduardo Schiavone Cardoso
Palavras-chave: Direitos Humanos; ONU; Educação

Resumo

Frente ao complexo debate acerca dos Direitos Humanos que ocorre nos últimos anos no Brasil, é relevante trabalhar essa temática em sala de aula, a fim de fomentar a compreensão desses direitos. A Geografia sendo uma ciência que busca desenvolver o senso crítico nos discentes, tem neste assunto uma gama de possibilidades para analisar e refletir a realidade socioespacial dos Direitos Humanos no mundo e em nosso país. O presente trabalho relata a experiência na Escola Municipal de Educação Básica Guiomar Medeiros, localizada no interior do município de Bossoroca/RS. Teve por objetivo geral: refletir sobre os Direitos Humanos em uma perspectiva geográfica; e por objetivos específicos: analisar notícias que cumprem ou violam os Direitos Humanos; contextualizar as diferenças culturais e geopolíticas nas notícias; propor uma solução aos problemas sociais apresentados pelas notícias. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo direitos essenciais a todas as pessoas, independente da raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, etc. Neste sentido, cabe a Geografia um olhar crítico perante a importância de garantir os Direitos Humanos no Brasil e no mundo, buscando entender como a ONU tornou-se a maior organização política mundial e qual o papel do Brasil na organização. A seleção de notícias ocorreu em sites oficiais da imprensa ou de governos, com temáticas de educação, saúde, religião, segurança e política, sempre colocando a análise geográfica dos fatos e da espacialização dos acontecimentos. Buscou-se notícias atuais do Brasil e do mundo, debatendo entre os discentes as diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais entre os países nos quais as notícias ocorreram. A Geografia necessita estar atenta aos debates contemporâneos e precisa criar possibilidades para que o senso crítico seja estimulado nos discentes. Mostrar na prática como os Direitos Humanos ocorrem ou são ignorados, faz com que se compreenda o que é a declaração e qual a importância na sociedade.

Publicado
2020-02-03
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia