“PESSOAL, ATENÇÃO POR FAVOR”: A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA

  • Guilherme Cardoso Estevão
  • Claudio Boeira Júnior

Resumo

O trabalho relata a experiência de Estágio Curricular Docente do Curso de Geografia da FAED/UDESC, realizado em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Florianópolis/SC. Apresenta, portanto, as três metodologias trabalhadas nesta turma, sendo elas o uso de Imagens no Ensino de Geografia, uma aula Expositivo-Dialogada e por fim uma aula Prático-Experimental. O objetivo do trabalho é de verificar qual foi a metodologia mais efetiva em sala de aula, de acordo com três requisitos, Participação e Comportamento dos estudantes, bem como a Aprendizagem destes, medida pelas notas. A metodologia que obteve mais êxito com a turma foi a aula Prático-Experimental, pela reação positiva dos estudantes quanto às notas e, principalmente, pela participação e envolvimento dos estudantes. O trabalho se justifica pela necessidade de se mostrar outro modo de se ensinar Geografia para os anos finais do ensino fundamental, demonstrando que apesar das dificuldades encontradas que o ensino público no Brasil impõe, sempre há um jeito pelo qual é possível uma educação transformadora, trazendo o/a estudante como sujeito ativo para o centro do processo de ensino-aprendizagem

Publicado
2020-04-20
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia