CARTOGRAFIA SOCIAL EM ATLAS ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXINA LOWNDES, ANGRA DOS REIS (RJ)

Autores

  • Nathalia Lacerda de Carvalho
  • Anna Beatriz Freitas Ferreira Horta
  • Luan de Sousa Pereira

Palavras-chave:

Cotidiano escolar; PIBID; Cartografia Escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na Escola Municipal Alexina Lowndes - núcleo Geografia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Angra dos Reis. O programa em Angra dos Reis tem como projeto transversal a realização de um atlas municipal escolar que, ao tempo deste trabalho, ainda está em fase de desenvolvimento. Para isso, levantamos temas a serem mapeados e ouvimos os alunos - que serão os próprios autores deste atlas - sobre quais mapas eles queriam e achariam interessantes para o município. O artigo apresenta algumas atividades que foram realizadas, como aplicação de questionário, exibição de vídeo, as atividades “O mapa que queremos” e “Mapa-Escola”. 

O trabalho busca, também, suscitar a reflexão sobre como as atividades foram idealizadas a partir de encontros entre os membros do PIBID, como ocorreram no espaço escolar e os desafios enfrentados no cotidiano escolar para o desenvolvimento do projeto.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Edição

Seção

Pibid e a formação do professor de Geografia