A inovação das indústrias de suplementos alimentares: whey protein

Autores

  • Fernando Camillo Santos Cano

Palavras-chave:

Inovação; whey protein; círculos de cooperação; ciência; tecnologia., Innovation; whey protein; cooperation Circles; science; technology.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender a inovação das indústrias de suplementos alimentares, especialmente do whey protein, nos últimos 10 anos (2009-2019). No que concerne aos objetivos específicos, essa investigação científica analisou os círculos de cooperação formados pelos centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de 6 importantes indústrias desse gênero, quais sejam: ADS Laboratório Nutricional Ltda. (Atlhetica Nutrition), New Millen Produtos Alimentícios Ltda., Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., Pronutrition do Brasil Indústria e Comércio de Suplementos Alimentares Ltda., Supley Laboratório de Alimentos e Suplementos Nutricionais Ltda. (Max Titanium) e Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. (Vitafor). A estratégia competitiva e os mecanismos utilizados pelas indústrias compreendem numa complexa rede de relações territoriais, econômicas e sociais estabelecidas entre seus diferentes agentes hegemônicos.

 

ABSTRACT - In this research, it’s intended to comprehend the innovation of dietary supplements industries, especially whey protein, in the last 10-year period (2009-2019). In this way, the specific objectives were to examine the cooperation circles formed by Research, Development and Innovations (R&D&I) centers. Whereas the are few gender-differentiated scientific studies on the dietary supplements production in Brazil and spatial implications, this research will investigate the cooperation circles based on 6 industries: ADS Laboratório Nutricional Ltda. (Atlhetica Nutrition); New Millen Produtos Alimentícios Ltda.; Pro Corps Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.; Pronutrition do Brasil Indústria e Comércio de Suplementos Alimentares Ltda.; Supley Laboratório de Alimentos e Suplementos Nutricionais Ltda. (Max Titanium) and Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. (Vitafor). The competitive strategy and the devices employed consist of a complex network with regard to economic, social and territorial identified by hegemonic companies.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Edição

Seção

ST-03 Universidades e parques tecnológicos como estratégias de desenvolvimento