Afroterritoralidade campineira

algumas possibilidades no ensino de Geografia

Autores

  • Joseane Carina Borges de Carvalho Unicamp

Palavras-chave:

territorialidade, BNCC, Lei 10639/03

Resumo

As políticas educacionais brasileiras estão em um momento de implantação gradativa de sua Base Nacional Curricular Comum – BNCC e, por isso, algumas reflexões acerca de suas potencialidades para se desenvolver alguns conteúdos são fundamentais. Assim, no que tange à Geografia, o presente estudo propõe avaliar como as questões étnico-raciais podem ser tratadas junto aos alunos do 7° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, tendo como parâmetro a BNCC. Como resultado, elaborou-se um quadro dos conteúdos a serem ministrados, na perspectiva das questões étnico-raciais, no qual se constatou a potencialidade de se desenvolver situações de ensino-aprendizagem com foco nas territorialidades da cultura afro-brasileira, trazidas na etapa de desenvolvimento deste artigo. Acredita-se que a relevância do presente trabalho esteja no exercício de fortalecer, de maneira explícita, no dia a dia da sala de aula, o que muitas políticas educacionais trazem, por vezes, de modo implícito, com especial foco na BNCC e na Lei 10.639/03. Diante disso, averiguou-se haver ricas possibilidades de se promover, junto aos alunos, a construção de um conhecimento contextualizado, uma vez que este se ampara em questões que atravessam práticas socioespaciais e, portanto, territoriais.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas