Os livros didáticos de Geografia no Novo Ensino Médio

Autores

  • José Vitor Rossi Souza Unesp — Rio Claro
  • Gabriel Pinto de Bairro Unesp — Rio Claro

Palavras-chave:

ensino de Geografia, BNCC, livro didático

Resumo

O objetivo deste artigo é a discussão de considerações sobre as reformas educacionais implantadas ao longo dos últimos anos no Brasil, articuladas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à criação do Novo Ensino Médio. Tendo como ponto de partida essa problemática, buscou-se analisar os possíveis impactos na construção do conhecimento geográfico deste nível de ensino através das mudanças nos livros didáticos de Geografia, que passaram a ser elaborados de acordo com as reformas propostas. A metodologia utilizada está baseada em revisão da bibliografia e também na análise documental a respeito das leis e editais que normatizam tanto as propostas curriculares quanto a produção de livros didáticos no país. Como resultados, destaca-se que a principal mudança identificada se refere à dissolução da especificidade da Geografia, enquanto componente curricular, a partir da modificação de sua estrutura. Isso se deve, principalmente, à aglutinação de disciplinas na grande área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas, correspondendo também à modificação do modo de apresentação (e estruturação) das categorias e conceitos geográficos nos livros didáticos.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas