Para além da escola democrática

percepções sobre o desejo cívico-militar no Brasil

Autores

  • Bruno Sobral Barrozo UFRR

Palavras-chave:

escola democrática, Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares

Resumo

Este trabalho tem por objetivo geral discutir a escola em suas atribuições democráticas para com o sistema de ensino e as comunidades presentes. Tendo como base o contexto cívico-militar amparados pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares – PECIM, que buscamos fazer uma reflexão acerca da escola como espaço democrático pós redemocratização, levando em conta os saberes e desejos ali presentes e manifestados, dando voz as comunidades que de modo democrático optam por receber o modelo militar na escola a partir 2019. A metodologia vai de encontro de uma pesquisa qualitativa, cuja os resultados parciais foram obtidos a partir do trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Consideramos que as escolas nunca estiveram tão expostas aos grupos, cuja influência permeiam nos projetos e programas alicerçado nas tradições militares, embora que com o contexto da militarização reverbere um desejo platônico sobre as comunidades, que o mesmo propõe um debate que vai além das ações ali estabelecidas, eis uma democracia reversa? ou a redemocratização que se opõem, alimentado discursos que muitas das vezes desvinculam-se do ato de ensinar democrático.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas