A formação de professores e o pensamento da Geografia Escolar em Manaus

um passeio pelas décadas de 70 e 80

Autores

  • Bianca da Silva Doza UFAM
  • Amélia Regina Batista Nogueira UFAM

Palavras-chave:

Geografia Escolar, pensamento geográfico

Resumo

Esse texto contém os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que reconstituiu, histórica e geograficamente, o ensino de geografia em Manaus das décadas de 1970 a 1980, períodos que antecederam a institucionalização do curso de licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para isso, buscou-se responder as seguintes questões: quem, o que e como se ensinava geografia em Manaus nas décadas de 1970 a 1980, tendo em vista que a primeira Licenciatura Plena em Geografia em Manaus foi criada em 1981, na Universidade Federal do Amazonas, sendo o único do estado durante quase duas décadas. Com a pesquisa, foi possível entender o processo de formação e atuação dos professores de Geografia, e assim compreender as mudanças no ensino dessa ciência após a atuação dos professores formados. Dessa forma, essa investigação permitiu a compreensão da formação do pensamento geográfico na escola, pois este é anterior à geografia acadêmica e influencia e é influenciado por essa última.

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Publicado

10.04.2022

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas